sábado, 12 de maio de 2012

Convite à loucura - 20


Nº 20  O Cristão deve guardar o Sábado?.
      Sinto necessidade de escrever sobre esse tema que muitos têm confundido a cabeça de muitos cristãos. Existe um grupo de camaradas que não tem nenhum compromisso com o evangelho de Cristo, pregando que; para sermos salvos necessitamos obedecer a lei do Velho Testamento que ensina que no sábado nenhum trabalho deve ser realizado. Não vou falar sobre o que eles creem, vou ensinar o que a Bíblia ensina sobre o Sábado.
Vamos à Bíblia.
       Êxodo 31.12-18. Só pra começar, veja que o sábado foi dado ao povo de Israel, não para os cristãos (v.16-17). Veja o quê o sábado significava para eles; Deuteronômio 5.15. Enquanto os Israelitas foram escravos no Egito, não lhes era permitido descanso do contínuo labor; portanto, o sábado também devia servir como sinal de descanso no qual a libertação da escravidão seria relembrado com gratidão como sinal de redenção e santificação contínua. Veja também Ezequiel 20.12;20. Os Dez mandamentos literalmente como foram escritos faziam parte do Antigo Concerto, que foi abolido por Cristo. A Antiga Aliança foi dada a Israel na saída do Egito, junto ao monte Sinai (Êxodo19. 1-6; Hebreus 9.18-20). O povo Israelita por sua vez aceitou as condições da Antiga Aliança que assim foi firmado entre Deus e Israel; observe que não foi dirigida a todos os homens (Salmos 147.19-20). O Senhor não mostrou sua palavra e seus preceitos a nenhuma outra nação. Ele escolheu Israel dentre todas as nações, Êxodo 19.5-6; Deuteronômio 7.6-8; 14.2; 26.18-19; 2Samuel 7.23-24.
       Como o povo não foi fiel às exigências da Antiga Aliança, Deus prometeu estabelecer uma Nova Aliança (Jeremias 31.31-34; Zacarias 11.10). Este Novo Concerto ou Nova Aliança ou Novo Pacto foi estabelecido, fundado, inaugurado, instaurado por Jesus Cristo Nosso Senhor, como declara o Escritor de Hebreus. (Confira Hebreus 8. 6-13).
       Em Hebreus 12.18-24, referindo-se aos crentes em Jesus, é dito que eles não chegaram ao monte Sinai (onde foi dado o Antigo Concerto) mas ao monte Sião... a Jesus, o mediador do Novo Concerto; o mesmo é repetido em Gálatas 4.21-31 (na comparação entre as duas mulheres de Abraão: Sara e Agar) “Lança fora a escrava” (Gálatas 4.30) significa: lança fora o Antigo Concerto. Logo, o sábado, que dele fazia parte, não vigora para o cristão.
Só pra refletir.
         Esses que pregam a guarda do sábado, também deviam circuncidar-se. Leia atentamente João 7.22-23, Jesus censura os Judeus e fala claramente que o sábado é violado para a circuncisão de uma criança, logo, a lei da circuncisão é maior do que a lei do sábado. Os que guardam o sábado deviam também circuncidar-se. Entendeu?
         Vamos a outro exemplo; Mateus12.5. Os sacerdotes ofereciam sacrifícios no sábado, e para isso carregavam água, acendiam fogo, cortavam lenha, tudo isso era proibido em dia de sábado. Ou seja o sábado era violado para se oferecer sacrifícios no templo, logo, os sacrifícios eram maior do que o sábado. Os que guardam o sábado deviam oferecer sacrifícios de oblação. Entendeu? Por que só o sábado é obedecido, se esses dois eram maior do que o sábado e não são mais obedecidos hoje em dia?
         Leia atentamente Hebreus 3.7-4.13. Preste atenção; do versículo 3.7 ao 4.13. Você pode observar que os Israelitas, a quem foi dado o sábado, nunca entraram no descanso de Deus; apesar de guardaarem o sábado fielmente. Quem tem inteligência e o Espírito de Deus, conclui que o descanso de Deus não é o sábado(3.19). Mas aquele que crê é que tem acesso a esse descanso(v.4.3; 4.6; 4.9-11).
        Os aspectos cerimoniais da lei do Antigo Testamento eram meras sombras que apontavam para Cristo, Colossenses 2.16-17. Desde Cristo, a realidade veio, e as sombras não tem mais valor, Hebreus 8.5; 10.1.
        O que diz Romanos 10.4; Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê. Paulo diz aqui que; quem crer em Cristo como Senhor e Salvador põe um fim à busca inútil pela justiça por meio de suas tentativas imperfeitas de salvar a si mesmo pelos esforços em obedecer a lei, Romanos 3.20-22; Gálatas 5.1-6. Os que procuram ser justificados pelas obras da lei, caíram da graça e estão obrigados a guardar toda a lei (Tiago 2.10).
Para os verdadeiros cristãos.
         Fazemos parte da Nova Aliança Hebreus 8.6; 13.
         Gálatas 4.8-11,Embora a salvação de Deus seja um dom gratuito, ela traz consigo uma séria responsabilidade de sermos santos. Essa obrigação é para com os princípios morais e espirituais imutáveis que refletem para sempre a natureza de Deus; todavia, ela não inclui os rituais e cerimônias exclusivas a Israel sob a lei mosaica (dada a Moisés) como afirmavam falsamente os judaizantes e afirmam hoje os desgraçados legalistas sabatistas. “...como estais voltando, outra vez, aos rudimentos fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós tenha eu trabalhado em vão para convosco.” Gálatas 4.9b-11. Aqui Paulo temia, caso os irmãos na Galácia caíssem novamente no legalismo, que seu esforço em estabelecer e edificar as igrejas dos gálatas tivesse sido em vão.
          Oséias 2.1; O sábado foi abolido. Essa profecia de Oséias cumpriu-se em Cristo, Gálatas 4.4-5. Aquele velho sistema chamado de “lei” foi abolido, Romanos 6.14; 7.4-6; Gálatas 2.19; 3.24; 4.9-11; Efésios 2.14-17; 2Coríntios 3.6. Veja o descanso obrigatório a todos em Mateus 11.28-30. Cristo é o descanso povo de Deus. Os que buscam a salvação por meio das próprias obras seguindo a lei do Velho Testamento, despreza a Cristo, nega a graça de Deus e torna-se maldito, Gálatas 3.10-14.
        Veja que os sabatistas de hoje estão tão longe da verdade tanto quanto os judeus do tempo de Jesus. Perdem um bom emprego para guardar o sábado, num fanatismo absurdo que Jesus nunca ensinou. Jesus ensina que o sábado era para o bem do homem e não para o mal. Lucas6.9; Marcos 2.27.
           Se as pessoas lessem mais a Bíblia, orassem e dependessem de Deus jamais cairiam nas garras de homens inescrupulosos que torcem a palavra sua palavra para seus fins egoístas. Todo dia milhões de pessoas são enganadas com idiotices que bastava alguém ter o mínimo de conhecimento bíblico para evitar tal erro. O que eu posso fazer, estou fazendo para ajudar.
          Querendo ou não esses idiotas estão pregando que Jesus e sua morte vicária não foi suficiente para salvá-las. Vão para o inferno com esse pensamento, tornaram-se malditos devido sua teimosia. O justo viverá pela fé e não por obras da lei. Vocês que são da lei estão debaixo de grande maldição, Gálatas 3.10, pois jamais serão capaz de cumpri-la totalmente, Tiago 2.10. Lembre-se, a lei de Deus é singular e quem quiser viver por ela, deve obedecê-la completamente. Contudo se você quiser descansar dessa tarefa impossível; aceite à Cristo o Salvador!
         Desafio a qualquer teólogo sabatista para escreverem pra mim, pois estou preparado, em Cristo, para responder-lhes e refutar qualquer heresia biblicamente, versículo por versículo!
          Noutra ocasião escreverei e explicarei para quê serve a lei de Deus para o cristão.

Nenhum comentário: