OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO MULTIFOCAL DOS PENSAMENTOS
A construção dos pensamentos
envolve diversos pontos complexos que são dificílimos de ser observados e
investigados e, conseqüentemente, de se produzir conhecimento sobre eles. A
seguir farei uma recapitulação dos pontos que analisei e dos que ainda precisam
ser examinados: 1. A natureza dos pensamentos. 2. Os três tipos básicos dos
pensamentos produzidos na mente (o essencial, o dialético e o antidialético).
3. Os sistemas de relações existentes entre os tipos de pensamentos. 4. Os
sistemas de relações que os pensamentos mantêm com o mundo intrapsíquico e
extrapsíquico. 5. A lógica dos pensamentos. 6. Os processos psicodinâmicos que
os constroem e que ultrapassam os limites da lógica. 7. Os sistemas de códigos
que reorganizam a construção dos pensamentos. 8. O processo de desorganização
dos pensamentos. 9. Os limites e o alcance dos três tipos básicos de
pensamentos. 10. A práxis ou materialização dos pensamentos. 11. Os sistemas de
validação científica dos pensamentos. 12. O gerenciamento da construção dos
pensamentos pelo eu. 13. A leitura da memória e a formação das matrizes de
pensamentos essenciais históricos. 14. A construção de pensamentos gerada pelo
fenômeno da autochecagem da memória. 15. O fluxo da construção vital e inevitável
dos pensamentos produzidos pelo fenômeno do autofluxo. 16. A disponibilidade
histórica da memória produzida pela âncora da memória, que gera e, ao mesmo tempo,
limita a construção dos pensamentos produzida pelo fenômeno da autochecagem da
memória, fenômeno do autofluxo e consciência do eu. 17. O uso espontâneo,
inevitável e instantâneo das RPSs (representações psicossemânticas das
experiências psíquicas e das informações contidas na memória) nas "cadeias
psicodinâmicas dos pensamentos". 18. A leitura da memória e o resgate
inconsciente das RPSs, que constituirão as "cadeias psicodinâmicas dos
pensamentos". 19. O processo seletivo e inconsciente de cada RPS em meio a
bilhões de opções existentes na memória. 20. A conjugação tempo-espacial dos
verbos e suas inserções nas "cadeias psicodinâmicas dos pensamentos",
antes que elas tenham se tornado conscientes pelo homem. 21. A pista de
decolagem virtual preparada pelas matrizes de pensamentos essenciais e suas
relações com o processo de leitura virtual que dá origem aos pensamentos
dialéticos e antidialéticos. 22. Os pensamentos essenciais
histórico-dependentes e histórico-independentes. 23. A influência do fenômeno
da psicoadaptação nos processos de construção dos pensamentos. 24. A
"psicolinguagem inconsciente" das matrizes dos pensamentos
essenciais. 25. A "psicolinguagem consciente" dos pensamentos
dialéticos. 26. A "antipsicolinguagem consciente" dos pensamentos
antidialéticos. 27. A aplicabilidade do fenômeno da credibilidade autógena na
produção dos pensamentos dialéticos e na produção dos pensamentos
antidialéticos na esfera da virtualidade ou antiessencialidade. 28. A organização
da cadeia de idéias que constituem as análises, as sínteses, os sistemas dos
referenciais, enfim, os discursos teóricos dos pensamentos. 29. A
desorganização psicótica da "cadeia psicodinâmica" dos pensamentos.
30. Os sistemas de encadeamentos distorcidos ocorridos na construção de
pensamentos. 31. O resgate e utilização das experiências passadas no ciclo da construção
dos pensamentos e no processo de formação da personalidade etc.
A inteligência multifocal
possui três grandes áreas: uma construção multifocal, através da construção de
pensamentos; uma influência multifocal através das variáveis da interpretação;
um desenvolvimento multifocal contínuo, através dos estímulos intrapsíquicos,
socioeducacionais e da carga genética. Existem teorias respeitáveis que
enfatizam a terceira grande área, ou seja, a área do desenvolvimento da
inteligência, como a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner,6
que aborda a inteligência lingüística, lógico-matemática, espacial, musical,
interpessoal etc.
Na realidade, só existe uma
psique, um campo de energia psíquica, uma mente, e, portanto, só existe uma
inteligência. Neste livro ela é chamada formalmente de inteligência multifocal
apenas porque sofre uma construção, uma influência e um desenvolvimento
multifocal. Esse desenvolvimento se manifesta através de múltiplas
possibilidades intelectuais, chamada de inteligências múltiplas na teoria que
há pouco citei.
Tenho uma visão particular da
terceira grande área, a área do desenvolvimento da inteligência. Para mim,
esse desenvolvimento precisa ser psicossocial e filosófico e envolve a formação
do homem como democrata das idéias; como pensador que tem afinidade com a arte
da dúvida, a arte da crítica, a arte de ouvir, a arte da contemplação do belo;
como um engenheiro de idéias que aprende a pensar antes de reagir, que aprende
a interiorizar-se, a repensar-se; como pensador humanista que desenvolve a
cidadania, que aprende a colocar-se no lugar do outro, que valoriza os direitos
humanos e conquista uma macrovisão da espécie humana, etc. Porém, a ênfase
principal deste livro é a primeira área, ou seja, a área da construção da inteligência,
encabeçada pela construção dos pensamentos. Essa construção, por abordar a
leitura da memória, os fenômenos que geram o nascedouro das idéias, os tipos
fundamentais de pensamentos, a natureza dos pensamentos, a formação da
consciência existencial etc, pode contribuir para expandir e revisar as outras
teorias que abordam a terceira área do desenvolvimento da inteligência, tais
como a Teoria da Inteligência Múltipla e a Inteligência Emocional.
Há pouco listei mais de
trinta pontos que se referem apenas à área da construção de pensamentos. Sé
acrescentasse a influência das variáveis da interpretação na construção dos
pensamentos, representada pelas variáveis intrapsíquicas (energia emocional,
história intrapsíquica etc), intraorgânicas (carga genética, stress físico,
distúrbios metabólicos etc.) e extrapsíquicas (meio ambiente intra-uterino,
estímulos socioeducacionais, stress socio-profissional etc), muitos
pontos ainda teriam que ser acrescentados a essa lista. Imagine a rica
influência de cada uma dessas variáveis no momento específico da ação dos
fenômenos que fazem a leitura da memória e constroem as cadeias de
pensamentos. Quando uma pessoa, por exemplo, está sob efeito de uma droga
psicotrópica ou de um stress socioprofissional, a leitura da memória e a
construção das cadeias de pensamentos sofrem diversas interferências.
A investigação desses pontos
exige um processo de observação e interpretação continuamente aberto, crítico
e reorganizável para que possamos expandir as possibilidades de construção do
conhecimento sobre eles. Excetuando o ponto ligado à desorganização psicótica
das "cadeias psicodinâmicas dos pensamentos", todos os outros pontos
são universais, o que evidencia a complexidade e sofisticação de cada ser
humano.
Pelo fato de esses pontos
estarem na base universal da construção dos pensamentos, eles podem ser usados
para auxiliar, fundamentar, criticar e abrir avenidas de pesquisas para outras
teorias psicológicas, tais como as teorias da personalidade. Por exemplo, a
estrutura da personalidade de Freud, expressa pelo id, pelo ego e pelo
superego, poderia ser ainda mais desenvolvida. O "id" poderia ser
mais bem elucidado a partir da influência da energia biofísica (instinto) na
produção de matrizes de pensamentos essenciais inconscientes. O "ego"
poderia ser mais bem elucidado a partir dos fenômenos que fazem a leitura da
memória e que produzem a construção das cadeias de pensamentos dialéticos e
antidialéticos. Por sua vez, o "superego" poderia ser mais bem
compreendido a partir dos complexos deslocamentos da âncora da memória e,
conseqüentemente, das mudanças dos territórios de leitura da história
intrapsíquica. Por outro lado, as teorias comportamentais e cognitivas, que têm
uma linha psicoterapêutica e um embasamento teórico distintos da psicanálise de
Freud, também poderiam ser mais elucidadas através dos processos de construção
de pensamentos. Por exemplo, as técnicas comportamentais poderiam ser melhor
desenvolvidas e ter outras possibilidades de pesquisas se incorporassem, entre
outros pontos, o conhecimento sobre o fenômeno da autochecagem da memória, a
construção das cadeias de pensamentos essenciais e o registro automático dessas
cadeias na memória pelo fenômeno RAM (registro automático da memória).
Não é objetivo deste livro
aplicar a teoria da inteligência multifocal em outras teorias. Seria bom
que essa tarefa pudesse ser realizada por outros pesquisadores. A construção
dos pensamentos é extremamente abrangente e complexa.
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