domingo, 24 de outubro de 2021

O que diz a Bíblia sobre a homossexualidade

 Há quem diga que a homossexualidade não é pecado, provavelmente por que desconhece o que diz a palavra de Deus sobre o assunto. Observemos, pois, o que nos ensina o livro de Levítico, capítulo 18, versículo 22. “Com varão não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é”.


Deus criou macho e fêmea, com órgãos e funções definidas, os abençoou e disse-lhes: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus (...)”, diz o livro de Gênesis, capítulo primeiro, versículos 27 e 28.


“Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza e, semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro, afirma a Bíblia em Romanos, capítulo 1, versículos 26 e 27.


A Bíblia revela, ainda, em Coríntios, capítulo 6, versículos 9 e 10, que os efeminados não herdarão o reino de Deus. E não só eles, mas, também, os injustos, os adúlteros, os avarentos, os bêbados, os maldizentes, os sodomitas, os ladrões, os roubadores e os idólatras.


Desesperar-se, jamais! Há sempre uma saída. Qual? Primeiro, reconhecer pecado. Segundo, arrepender-se e não mais ceder à tentação, como ensina primeiro Coríntios, capítulo 10, versículo 13. “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”.


“Para os fornicários, os sodomitas, os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros e para o que for contrário à sã doutrina, conforme o evangelho da glória de Deus bem-aventurado, que me foi confiado”. É o que diz primeiro Timóteo, capítulo 1, versículos 10 e 11.


Uma vez purificado do pecado e reconhecido a transgressão, pode a pessoa começar uma vida nova, mais alvo do que a neve, como observa o Salmista no capítulo 51, versículos 7 e 12. “Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me e ficarei mais alvo do que a neve. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário”.


Somos criaturas de Deus. Fomos criados à sua imagem e semelhança. É verdade. Não se discute, professor! Mas há uma diferente entre criaturas e filhos. As criaturas não terão participação no reino de Deus. Já aqueles que nasceram de novo, acreditam em Nele, foram batizados e praticam a sua palavra, estes, sim, são seus filhos, seus herdeiros e co-herdeiros de Cristo, como atesta Romanos, capítulo 8, versículo 17.    


O que diz a Bíblia a respeito da homossexualidade? A homossexualidade é pecado?


A Bíblia nos diz de forma consistente que a atividade homossexual é pecado (Gênesis 19:1-13; Levítico 18:22; Romanos 1:26-27; I Coríntios 6:9). Romanos 1:26-27 ensina especificamente que a homossexualidade é resultado de negar e desobedecer a Deus. Quando a pessoa continua em pecado e incredulidade, a Bíblia nos diz que Deus “a abandona” a pecado ainda mais perverso e depravado para mostrar-lhe a futilidade e desesperança da vida longe de Deus. I Coríntios 6:9 proclama que os “transgressores” homossexuais não herdarão o reino de Deus.


Deus não cria a pessoa com desejos homossexuais. A Bíblia nos diz que a pessoa se torna homossexual por causa do pecado (Romanos 1:24-27), e definitivamente por sua própria escolha. A pessoa pode nascer com grande tendência à homossexualidade, da mesma forma como algumas pessoas nascem com tendências à violência e outros pecados. Mas isto não é desculpa para escolher o pecado, cedendo aos próprios desejos pecaminosos. Se uma pessoa nasce com grande tendência à ira, isto faz com que seja certo que, então, ceda a esses desejos? Claro que não! O mesmo é verdade com relação à homossexualidade.


Entretanto, a Bíblia não descreve a homossexualidade como um pecado “maior” do que qualquer outro. Todos os pecados são ofensivos a Deus. A homossexualidade é somente uma das muitas coisas enumeradas em I Coríntios 6:9-10, coisas que vão manter a pessoa afastada do reino de Deus. De acordo com a Bíblia, o perdão de Deus está disponível ao homossexual da mesma forma como está disponível a um adúltero, adorador de ídolos, assassino, ladrão, etc. Deus também promete força para conquistar a vitória sobre o pecado, incluindo homossexualidade, a todos quantos crerem em Jesus Cristo para salvação (I Coríntios 6:11; II Coríntios 5:17).     Todo ser humano sincero vai para o céu. Deus não é urologista nem proctologista e a dedicação d’Ele não é à genital humana, mas ao coração e à decisão de ser verdadeiro, humano, honesto, solidário, misericordioso”, disse.


“Em qualquer lugar na Terra, onde se encontra gente assim, você encontra aqueles que o apóstolo Paulo diz que serão a grande surpresa dos que se arrogaram já no tempo presente em separar o joio do trigo. Jesus viveu em rota de colisão com a religião o tempo todo sendo acusado de ser amigo dos pecadores e endemoniado”, acrescentou 


Em seguida,  falou sobre sua proximidade com a homossexualidade, já que tem um filho com essa orientação, e declarou que se esforça em evitar fazer julgamentos sobre as pessoas para não entrar em rota de colisão com Deus.


Criticou a falta de honestidade e sinceridade em alguns religiosos e falou que muitas lideranças o abominam pelo seu jeito heterodoxo de pensar: “Salvação para religião significa uniformização. Quem aceita isso é salvo e quem mantém sua identidade vai para o inferno. A heterossexualidade não tem que banir nem exilar aquele que tem essa condição natural. Eu nunca encontrei uma criança que tenha desamado o seu pai que se assumiu gay. Crianças não nascem odiando e nem com preconceitos”, argumentou.


Ciente de que muitos pressupõem que sua postura significa uma visão completamente liberal, disse que em sua igreja, Caminho da Graça, nem tudo é liberado: “Na minha igreja não pode mentira, hipocrisia, injustiça, chamar de bem o que é mal, não pode haver idolatria de bandeiras ideológicas e nenhum tipo de culto a qualquer que seja a condição inventada por uma moda da hora ou da tendência. Na minha igreja só o que pode é ser discípulo de Jesus”, resumiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário