"O
sucesso e a felicidade não dependem somente de uma pessoa fazer o que
gosta. Entendendo que esta pessoa seja competente, disciplinada, ética,
criativa, com iniciativa e cidadã. O sucesso e a felicidade dependem
também da pessoa saber lidar com o que não gosta. Pois o que a pessoa
gosta traz também algo que ela não gosta. Se as pessoas largarem o que
gostam por não saberem lidar com o que não gostam,
elas vão restringindo cada vez mais os seus campos de ação. Pessoas de
sucesso e felizes não têm portas fechadas à sua frente. Acompanhando os
jovens percebo que eles são capazes de largar uma faculdade por não
conseguir superar suas dificuldades com uma ou outra matéria, outros
largam seus sonhos por não conseguir estabelecer uma estratégia de
realização. Esses são algumas das conseqüências de uma educação muito
permissiva que aceita que os filhos não cumpram suas tarefas até o fim.
Os pais destes jovens tomaram para si a responsabilidade de deixarem os
filhos fazerem o que tiverem vontade. Assim, deixaram de preparar os
filhos para a vida. O sucesso não é o que a própria pessoa se apregoa. O
sucesso é o reconhecimento que outras pessoas lhe dão. Felicidade é uma
sensação interior que se aprende a desenvolver, curtindo o que tem, sem
ficar chorando pelo que não tem..."
O
presente trabalho refere-se a uma pesquisa sobre a Teoria das
Inteligências Múltiplas do cientista Howard Gardner que foi um grande
avanço na transformação da educação no final do século XX.. Gardner
derruba o conceito de QI e apresenta vários tipos de inteligência e suas
características e esclarece que já se nasce com as “inteligências” que
precisam ser “acordadas” por Estímulos Significativos,
mas não se nasce com Competências e essa é adquirida com o tempo, que é
a habilidade e aptidão. O desenvolvimento de cada inteligência será
determinado tanto por fatores genéticos e neurobiológicos quanto por
conta de fatores ambientais. Tem como objetivo de entender as
inteligências humanas, identificá-las em cada indivíduo especificando as
características e o desenvolvimento desde criança até um preparo
educacional em que a inteligência mais desenvolvida leva a habilidade
profissional de maior destaque. Primeiro se compreendeu que as
inteligências de maior prestígio no sistema educacional eram a verbal e a
lógica. Gardner percebeu que havia mais cinco tipos de inteligência e
com isso ele derruba o sistema de QI com aplicação de sua “Teoria” com
eficácia nas escolas de todo mundo. Com o tempo vem surgindo mais dois
tipos de inteligências. Em sua pesquisa é apresentada em crianças e
adultos com diferentes tipos de habilidades e desenvolvimento, sendo
elas normais ou com qualquer tipo de anomalia cerebral ou física. A
influência que o meio ambiente pode causar ao indivíduo no
desenvolvimento das inteligências. O conteúdo escolar é explorado de
acordo com as inteligências dos alunos individualmente. A metodologia
aplicada desenvolvera em alto grau no aluno através de Práticas
Pedagógicas Interdisciplinar diferenciadas dentro da Teoria de Gardner
explorando as Inteligências Múltiplas dos alunos. A observação dos
alunos em sala de aula e aplicação dos questionários em anexo, poderá
identificar a maior habilidade intelectual de cada aluno complementando
parte da teoria com Práticas Pedagógicas, resultando com diferenciação
um interesse muito maior pelos alunos na educação. A utilização da
Grafologia para interpretar a personalidade do indivíduo través da
escrita. Alguns exemplos de profissionais conhecidos mundialmente
destacando suas habilidades. Concluí-se que a pesquisa foi desenvolvida
com conteúdo interdisciplinar tendo como objetivo através da Teoria de
Gardner a construção de perspectivas teóricas sobre interatividade,
processo de aprendizagem e Práticas Pedagógicas.
Objetivos
• Entender o potencial cognitivo humano se constitui elemento
importante no sentido de se melhorar as práticas educativas e
interdisciplinares.
• Analisar separadamente as teorias das
inteligências múltiplas segundo Gardner e justificar a importância de
analisarmos todas essas teorias, para ampliar o conhecimento sobre a
inteligência humana.
• Identificar as Inteligências Múltiplas dos alunos e utilizar projetos pedagógicos aumentando o potencial de aprendizagem.
Metodologia
Este estudo é uma pesquisa de revisão bibliográfica, tendo como
metodologia os conteúdos teóricos sobre os conceitos de inteligência,
desmistificando as dificuldades de aprendizado individual, utilizando
novos conceitos através da Teoria das Inteligências Múltiplas,
trabalhando pedagogicamente o aluno na inteligência de maior
desenvolvimento.
Essa linha de pesquisa vem justificando o
objetivo que é mostrar a capacidade de desenvolvimento individual do
aluno em que todos podem ter a oportunidade de aprender e do professor
utilizando a teoria com competência.
A metodologia é
caracterizada por levantamentos e análises de trabalhos, artigos,
reportagens, revistas, filme, entrevista com Gardner, livros de Celso
Antunes com questionários teste que identificam a inteligência de maior
potencial do aluno e métodos com jogos pedagógicos de aulas, sendo a
maioria da pesquisa publicação online. A teoria utiliza de projeto
pedagógico interdisciplinar através de jogos, brincadeiras, música,
teatro e outros tipos de métodos em que a satisfação e a alegria dão
estímulos mentais desenvolvendo em seqüência dominó todas as áreas de
conhecimento do cérebro de qualquer pessoa individualmente.
Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner
O cientista norte americano Howard Gardner formado em psicologia e
neurologia, trouxe no início da década de 1980 a Teoria das
Inteligências Múltiplas que foi de grande avanço na transformação da
educação.
Gardner se interessava pelo aprendizado desde a sua
pós-graduação, pesquisou os processos pedagógicos interdisciplinares
descoberta feita pelo suíço Jean Piaget (1896 – 1980). Na infância era
dedicado à música e às artes, isso levou à reflexão as noções
consagradas que se referem às aptidões intelectuais humanas que eram
parciais e insuficientes (FERRARI 2008).
As pesquisas práticas
feitas com crianças, chamaram atenção de Gardner nas manifestações de
várias inteligências em que todos nós temos, sendo especificas e
localizadas em áreas distintas do cérebro. Nesse momento iniciou a
compreensão de que às inteligências de maior prestígio em nosso sistema
educacional é a verbal e a lógica – matemática. Essas duas inteligências
se subdividem em outras, onde umas aparecem mais desenvolvidas que
outras, tudo isso depende da pessoa e dos seus estímulos, mas que todos
nós possuímos.
Na Teoria de Gardner, todos os indivíduos
possuem, como parte de sua bagagem genética, certas habilidades básicas
em todas as inteligências. Portanto o desenvolvimento de cada
inteligência será determinado tanto por fatores genéticos e
neurobiológicos quanto por fatores ambientais (GAMA 1998). Cada uma
destas inteligências tem sua forma própria de pensamento ou de
processamento de informações, além do sistema simbólico que estabelece o
contato entre aspectos básicos da cognição e a variedade de papéis e
funções culturais; Ele também sugere que alguns talentos só se
desenvolvem porque são valorizados pelo ambiente.
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