quinta-feira, 17 de abril de 2014

O sucessu e a felicidade !!..

"O sucesso e a felicidade não dependem somente de uma pessoa fazer o que gosta. Entendendo que esta pessoa seja competente, disciplinada, ética, criativa, com iniciativa e cidadã. O sucesso e a felicidade dependem também da pessoa saber lidar com o que não gosta. Pois o que a pessoa gosta traz também algo que ela não gosta. Se as pessoas largarem o que gostam por não saberem lidar com o que não gostam, elas vão restringindo cada vez mais os seus campos de ação. Pessoas de sucesso e felizes não têm portas fechadas à sua frente. Acompanhando os jovens percebo que eles são capazes de largar uma faculdade por não conseguir superar suas dificuldades com uma ou outra matéria, outros largam seus sonhos por não conseguir estabelecer uma estratégia de realização. Esses são algumas das conseqüências de uma educação muito permissiva que aceita que os filhos não cumpram suas tarefas até o fim. Os pais destes jovens tomaram para si a responsabilidade de deixarem os filhos fazerem o que tiverem vontade. Assim, deixaram de preparar os filhos para a vida. O sucesso não é o que a própria pessoa se apregoa. O sucesso é o reconhecimento que outras pessoas lhe dão. Felicidade é uma sensação interior que se aprende a desenvolver, curtindo o que tem, sem ficar chorando pelo que não tem..."

 O presente trabalho refere-se a uma pesquisa sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas do cientista Howard Gardner que foi um grande avanço na transformação da educação no final do século XX.. Gardner derruba o conceito de QI e apresenta vários tipos de inteligência e suas características e esclarece que já se nasce com as “inteligências” que precisam ser “acordadas” por Estímulos Significativos, mas não se nasce com Competências e essa é adquirida com o tempo, que é a habilidade e aptidão. O desenvolvimento de cada inteligência será determinado tanto por fatores genéticos e neurobiológicos quanto por conta de fatores ambientais. Tem como objetivo de entender as inteligências humanas, identificá-las em cada indivíduo especificando as características e o desenvolvimento desde criança até um preparo educacional em que a inteligência mais desenvolvida leva a habilidade profissional de maior destaque. Primeiro se compreendeu que as inteligências de maior prestígio no sistema educacional eram a verbal e a lógica. Gardner percebeu que havia mais cinco tipos de inteligência e com isso ele derruba o sistema de QI com aplicação de sua “Teoria” com eficácia nas escolas de todo mundo. Com o tempo vem surgindo mais dois tipos de inteligências. Em sua pesquisa é apresentada em crianças e adultos com diferentes tipos de habilidades e desenvolvimento, sendo elas normais ou com qualquer tipo de anomalia cerebral ou física. A influência que o meio ambiente pode causar ao indivíduo no desenvolvimento das inteligências. O conteúdo escolar é explorado de acordo com as inteligências dos alunos individualmente. A metodologia aplicada desenvolvera em alto grau no aluno através de Práticas Pedagógicas Interdisciplinar diferenciadas dentro da Teoria de Gardner explorando as Inteligências Múltiplas dos alunos. A observação dos alunos em sala de aula e aplicação dos questionários em anexo, poderá identificar a maior habilidade intelectual de cada aluno complementando parte da teoria com Práticas Pedagógicas, resultando com diferenciação um interesse muito maior pelos alunos na educação. A utilização da Grafologia para interpretar a personalidade do indivíduo través da escrita. Alguns exemplos de profissionais conhecidos mundialmente destacando suas habilidades. Concluí-se que a pesquisa foi desenvolvida com conteúdo interdisciplinar tendo como objetivo através da Teoria de Gardner a construção de perspectivas teóricas sobre interatividade, processo de aprendizagem e Práticas Pedagógicas.

Objetivos

• Entender o potencial cognitivo humano se constitui elemento importante no sentido de se melhorar as práticas educativas e interdisciplinares.

• Analisar separadamente as teorias das inteligências múltiplas segundo Gardner e justificar a importância de analisarmos todas essas teorias, para ampliar o conhecimento sobre a inteligência humana.

• Identificar as Inteligências Múltiplas dos alunos e utilizar projetos pedagógicos aumentando o potencial de aprendizagem.

Metodologia

Este estudo é uma pesquisa de revisão bibliográfica, tendo como metodologia os conteúdos teóricos sobre os conceitos de inteligência, desmistificando as dificuldades de aprendizado individual, utilizando novos conceitos através da Teoria das Inteligências Múltiplas, trabalhando pedagogicamente o aluno na inteligência de maior desenvolvimento.

Essa linha de pesquisa vem justificando o objetivo que é mostrar a capacidade de desenvolvimento individual do aluno em que todos podem ter a oportunidade de aprender e do professor utilizando a teoria com competência.

A metodologia é caracterizada por levantamentos e análises de trabalhos, artigos, reportagens, revistas, filme, entrevista com Gardner, livros de Celso Antunes com questionários teste que identificam a inteligência de maior potencial do aluno e métodos com jogos pedagógicos de aulas, sendo a maioria da pesquisa publicação online. A teoria utiliza de projeto pedagógico interdisciplinar através de jogos, brincadeiras, música, teatro e outros tipos de métodos em que a satisfação e a alegria dão estímulos mentais desenvolvendo em seqüência dominó todas as áreas de conhecimento do cérebro de qualquer pessoa individualmente.

Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner

O cientista norte americano Howard Gardner formado em psicologia e neurologia, trouxe no início da década de 1980 a Teoria das Inteligências Múltiplas que foi de grande avanço na transformação da educação.

Gardner se interessava pelo aprendizado desde a sua pós-graduação, pesquisou os processos pedagógicos interdisciplinares descoberta feita pelo suíço Jean Piaget (1896 – 1980). Na infância era dedicado à música e às artes, isso levou à reflexão as noções consagradas que se referem às aptidões intelectuais humanas que eram parciais e insuficientes (FERRARI 2008).

As pesquisas práticas feitas com crianças, chamaram atenção de Gardner nas manifestações de várias inteligências em que todos nós temos, sendo especificas e localizadas em áreas distintas do cérebro. Nesse momento iniciou a compreensão de que às inteligências de maior prestígio em nosso sistema educacional é a verbal e a lógica – matemática. Essas duas inteligências se subdividem em outras, onde umas aparecem mais desenvolvidas que outras, tudo isso depende da pessoa e dos seus estímulos, mas que todos nós possuímos.

Na Teoria de Gardner, todos os indivíduos possuem, como parte de sua bagagem genética, certas habilidades básicas em todas as inteligências. Portanto o desenvolvimento de cada inteligência será determinado tanto por fatores genéticos e neurobiológicos quanto por fatores ambientais (GAMA 1998). Cada uma destas inteligências tem sua forma própria de pensamento ou de processamento de informações, além do sistema simbólico que estabelece o contato entre aspectos básicos da cognição e a variedade de papéis e funções culturais; Ele também sugere que alguns talentos só se desenvolvem porque são valorizados pelo ambiente.

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