É um site confessional, tendo como ponto de partida os símbolos de Fé de Westminster, a saber: Breve Catecismo, Catecismo Maior e Confissão de Fé de Westminster.
Não é um site que tenta agradar a "gregos e troianos", é especializado em temas reformados-calvinistas; todavia possui um espaço dedicado aos assuntos arminianos e wesleyanos para os estudantes de teologia de orientação teológica sinergista.
O SITE não é progressista na forte acepção do termo, mas possui uma visão contextualizada de fé e prática. É conservador na sustentação das verdades fundamentais da Fé Cristã embora contextualizado em matéria de aplicação da Palavra de Deus a realidade Conjuntural.
O Site calvinismo.com tem o compromiso de divulgar a doutrina monergista.
O que é CALVINISMO?
CALVINISMO é uma palavra usada para referir-se a tese de que a salvação é um ato exclusivo da GRAÇA de Deus. Oposta ao sinergismo. Ao contrário do Sinergismo, que defende a tese de que a salvação é baseada no Livre Arbítrio do homem, o MONERGISMO afirma que o homem não possui "Livre Arbítrio" e que Deus elegeu uns desde antes da fundação do mundo para a salvação eterna e preteriu outros, que certamente não herdarão a vida eterna, assim o CALVINISMO sustenta o seguinte esquema:
1) Depravação Total do Gênero Humano; 2) Eleição Incondicional; 3) Expiação Limitada; 4) Graça Eficaz e irresistível e 5) Perseverança dos Santos. ESTE ESQUEMA É TAMBÉM CHAMADO DE: TULIP
As palavras traduzidas como “predestinou”/ “predestinados” nas Escrituras citadas acima vêm da palavra grega “proorizo”, que carrega o significado de “anteriormente determinado”, “predestinar”, “decidir de antemão”. Então, predestinação é Deus determinando antes, o acontecimento de certas coisas. E o que Deus determinou antes que acontecesse? De acordo com Romanos 8:29-30, Deus pré-determinou que certas pessoas estariam em conformidade com a imagem de Seu filho, sendo chamadas, justificadas e glorificadas. Essencialmente, Deus predetermina que certas pessoas sejam salvas. Várias Escrituras se referem aos crentes em Cristo como sendo escolhidos (Mateus 24:22, 31; Marcos 13:20, 27; Romanos 8:33; 9:11; 11:5-7,28; Efésios 1:11; Colossenses 3:12; I Tessalonicenses 1:4; I Timóteo 5:21; II Timóteo 2:10; Tito 1:1; I Pedro 1:1-2; 2:9; II Pedro 1:10). Predestinação é a doutrina bíblica de que Deus, em sua soberania, escolhe certas pessoas para serem salvas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário