terça-feira, 2 de agosto de 2022

Homossexualidade na Bíblia !!

 Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.

1 Coríntios 6:9-11


     

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.

Gênesis 2:24


     

"Não se deite com um homem como quem se deita com uma mulher; é repugnante.

Levítico 18:22


     

Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.

1 Coríntios 6:18


     

porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si. Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão.

Romanos 1:21-27


     

Cha­maram Ló e lhe disseram: "Onde estão os homens que vieram à sua casa esta noite? Traga-os para nós aqui fora para que tenhamos rela­ções com eles". Ló saiu da casa, fechou a porta atrás de si e lhes disse: "Não, meus ­amigos! Não façam essa perversidade!

Gênesis 19:5-7


     

Quando estavam entretidos, alguns vadios da cidade cercaram a casa. Esmurrando a porta, gritaram para o homem idoso, dono da casa: "Traga para fora o homem que entrou em sua casa para que tenhamos relações com ele!" O dono da casa saiu e lhes disse: "Não sejam tão perversos, meus amigos. Já que esse homem é meu hóspede, não cometam essa loucura.

Juízes 19:22-23


     

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

1 João 1:9


     

Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos.

Efésios 2:3-5


     

Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando o corpo mortal de vocês, fazendo que obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça. Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça.

Romanos 6:11-14


     

Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.

Gálatas 5:16-17


     

A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus.

1 Tessalonicenses 4:3-5


     

Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.

Gálatas 5:24-25


     

Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.

Efésios 4:22-24


     

Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Romanos 12:1-2


     

Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte. Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo.

1 João 3:14-15


     

Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

1 João 4:10-12


     

O Deus que concede perseverança e ânimo dê a vocês um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só voz vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.  


Romanos 15:5-6  


Homossexualidade na Bíblia  


Crente Gay? Existe isso?


Convite à Loucura Nº45 O Crente pode ser Gay?


     Já ouvi algumas vezes pessoas dizendo que Deus em seu imenso amor compreende, ama e aceita o comportamento homossexual. Realmente Deus ama todas as pessoas (João 3.16) incluindo os homossexuais, e a Bíblia diz que ele é amor e “aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (1João 4.8). Todavia essa não é toda a verdade! Alguém disse que: “A mentira mais perigosa é aquela que mais se parece com a verdade”.


     Embora o amor de Deus seja inquestionável vemos também no texto bíblico como ele abomina o pecado, e que o ser humano é responsabilizado por seus atos (Ezequiel 18.4; Romanos 6.23). Deus certamente ama a todos os seres humanos e foi exatamente esse amor que fez com que ele enviasse o perfeito sacrifício pela remissão de nossos pecados na bendita pessoa de Jesus cristo ( João 3.16; Atos 10.9-10 ) mas esse amor não nos isenta de responsabilidades, de ter uma vida santa, sabendo que se alguém está em Cristo é nova criatura e que de uma mesma fonte não sai dois tipos de água ( Romanos 12.1-2; Hebreus 12.14; 2 Coríntios 5.17; Tiago 3.11-12).


O Problema


     Representantes do homossexualismo têm não apenas lutado por uma tolerância social, mas também por uma completa aprovação de seu comportamento. Alguns têm até a ousadia de reinterpretar a escritura, queixando-se da polarização cultural por parte dos escritores bíblicos. Chegando ao absurdo de produzirem uma “bíblia gay” com o texto sagrado manipulado, distorcido e mutilado.


     Compreendo que esse é um tema complexo, contudo, como um apologista vou me ater em dizer apenas o que a Bíblia diz sobre o assunto que, na verdade, é isso que deve interessar ao discípulo verdadeiro de Cristo. Se somos servos de Deus devemos procurar, em sua palavra, saber o que ele pensa sobre qualquer assunto e na dependência do Espírito Santo procurar ter a mesma visão que ele.


Desmascarando a “teologia gay”.


      Existem algumas teorias que apresentam supostas explicações para a origem do homossexualismo com base na natureza tentando provar que ele é inato, imutável e normal e, dessa forma, deve ser aceito em pé de igualdade com o heterossexualismo. Para garantir essa tese, adotaram os desdobramentos da teoria do “determinismo biológico”, ou seja, a afirmação de que os homossexuais simplesmente nasceram assim e que sua orientação sexual não pode ser alterada. Com isso, o mínimo que se pode esperar da sociedade é a aceitação de tal comportamento, bem como a legalização dos relacionamentos homossexuais. Bem. Como já falei, se somos cristãos e temos a Bíblia como a única regra de fé e prática, vamos nos limitar no campo da fé bíblica. Sinceramente o que acho é que teses científicas não podem nos mover como faz a verdade absoluta da Bíblia.


Há esperança para o gay?


     Dependendo de quanto a relação homossexual ficou arraigada, uma pessoa pode passar anos, talvez a vida inteira, lutando contra tentações homossexuais. E é nessa luta, nesse esforço, que o camarada pode ter a certeza de que salvo está. Agora, se do contrário, o cara levanta a bandeira da viadagem e proclama a todo fôlego que se orgulha em ser gay e que todo o seu comportamento tem o apoio de nosso Deus santíssimo, aí ele vai de encontro com a Rocha sagrada, que é Cristo, e eu posso lhes garantir, em Cristo, que esse camarada vai quebrar a cara e na sua morte será arremessado no inferno por toda a eternidade. Pois é a Bíblia Sagrada que nos garante isso!´


     A Bíblia afirma que aqueles que se entregam deliberadamente ao pecado do homossexualismo, o fazem, movidos por uma rejeição consciente da verdade e da graça de Deus (Romanos 1.26-27).


     Sem dúvidas Deus ama todas as pessoas, e isso inclui os homossexuais, que são convidados a conhecer plenamente o evangelho. Entre os cristãos da Bíblia havia também aqueles que tinham sido homossexuais no passado, mas naquele momento eram novas criaturas. Leia 1Coríntios 6.9b-11.


Versões da Bíblia.


      Os versículos 9b-10 dizem: “Não vos enganeis: nem impuros nem idólatras, nem os adúlteros, nem EFEMINADOS, nem SODOMITAS, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o Reino de Deus.” Na Almeida Revista e Atualizada.


      “Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os EFEMINADOS, nem os SODOMITAS, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus.” Na Almeida Revista e Corrigida.


    “Não se enganem, pois os imorais, os que adoram ídolos, os adúlteros, os HOMOSSEXUAIS, os ladrões, os avarentos, os bêbados, os caluniadores e os assaltantes não terão parte no Reino de Deus.” Na Nova Tradução na Linguagem de Hoje.


    “Não vos iludais! Nem os impudicos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os DEPRAVADOS, nem as pessoas de COSTUMES INFAMES, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os injuriosos herdarão o Reino de Deus.” Na Bíblia de Jerusalém.


    “mh\ plana==sqe: ou)/te po/rnoi ou)/te ei)dwlola//trai ou)//te malakoi\\ ou))//te arsenokoi==tai, ou)) me//qusoi, ou)) loi//doroi, ou))x a((//rpagej basilei//an Qeou== klhronomh//sousin.” No Grego do Novo Testamento original.


      Nessas versões traduzem o adjetivo malako//j por, efeminados, homossexuais e depravados. E o substantivo a))rsenokoi///thj por sodomitas, homossexuais e aqueles que tem costumes infames. É bem lógico já que malako///j literalmente é um homem suave, delicado, luxuoso. Ou seja é um parceiro passivo em uma relação sexual. E a))rsenokoi//thj é um pederasta ou sodomita, esse termo representa o ato sexual de homem com homem. A sodomia, portanto, é apenas um eufemismo, sendo muito empregado pelos tradutores, a fim de suavizar o impacto da expressão.  A palavra “arshn” sozinha significa “macho, varão”, e “koi///th”, que originalmente era “um leito”, um “lugar para deitar”, veio finalmente indicar “contato sexual”. O homossexualismo era um pecado tão comum na Grécia antiga que veio a ser chamado de “pecado grego”.


      Os trechos de Levítico 18.22 e 20.13 ordena a pena de morte para os homossexuais. O castigo violentíssimo das cidades de Sodoma e Gomorra foi causado exatamente por esse pecado, que ali chegara a um grau sem-par. De acordo com historiadores, as antigas sociedades gregas e romanas não apenas aceitavam o homossexualismo e a pederastia, mas exaltavam essas práticas como uma expressão de afeição superior ao amor heterossexual. As práticas homossexuais eram comuns também em todo o mundo semítico; entretanto, para os judeus sempre foi uma abominação (Lv 18.22).


    Nesse texto o Apóstolo Paulo foi claro ao dizer que, na igreja de Corinto, havia pessoas que outrora eram impuros, idólatras, adúlteros, homossexuais passivos e ativos, ladrões e etc... mas naquele momento foram lavados no sangue de Cristo. Isso é mais uma prova de que atos passados não importam para Deus, e sim nosso presente! (Ezequiel 18.21-24). O desejo do Senhor nosso Deus é que todos se arrependam e vivam (Ezequiel 18.32). Ele não tem prazer na morte de ninguém (1 Timóteo 2.4; João 5.40). Mas quer que todos se arrependam! 


E os Eunucos de Mateus 19.12?


     Defensores da teologia gay defendem que os “eunucos de nascença” de Mateus 19.12 são homossexuais que já nasceram gays, com isso afirmam que a Bíblia apoia o determinismo biológico, e que a orientação sexual dos gays não pode ser alterada.


      A palavra eu))nou==xoj vem de dois termos gregos: eu==nh//, que significa “cama”, e e///))xw, que significa “ter”. O eunuco era o homem que tinha a responsabilidade de proteger e de cuidar do dormitório do harém oriental. Eram emasculados (castrados) para garantir o cumprimento do seu serviço sem terem problemas de vontades sexuais. É uma pessoa do sexo masculino que foi castrada --- “eunuco”.


    Já os que nasceram eunucos, esse não lhes foi tirado a virilidade mas, nascem com defeitos físicos (ou mentais) que os tornam incapazes das funções sexuais. Os judeus chamavam esses homens de “eunucos do sol”, isto é, pessoas que nunca viram o sol exceto no estado de eunuquismo (pessoas que sempre foram eunucos). São homens que, mesmo não sendo castrados, estão, por natureza, impossibilitados de terem relações sexuais --- “homem impotente”.


    Existem também aqueles que “a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus”. São pessoas do sexo masculino que não se casa, mesmo que não seja necessariamente impotente --- “celibatário”. São homens que se recusam de casarem para melhor servirem e adorarem ao Senhor. São aqueles que adotaram o celibato, como João Batista, Jesus, Paulo e Barnabé (1Coríntios 7.6-9; 27-28).


     O propósito do eunuquismo voluntário (ou celibato) seria o de permitir ao camarada crente servir e adorar a Deus sem os problemas e obstáculos impostos pelo estado de casado. Paulo disse: “O que realmente eu quero é que estejais livres de preocupações. Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor; mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar à esposa...”. (1Coríntios 7.32-33). E ainda: (1Coríntios 7.35b). Com relação ao casamento, Paulo declarou: “...tais pessoas sofrerão angústias na carne, e eu queria poupar-vos”. (1Coríntios 7.28).


      Em Cristo

domingo, 31 de julho de 2022

O que a Bíblia fala sobre marido e esposa  !!  

 Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.

Gênesis 2:24  


Criou Deus o homem à sua imagem,

à imagem de Deus o criou;

homem e mulher os criou.

Gênesis 1:27  


Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele al­guém que o auxilie e lhe corresponda".

Gênesis 2:18  


Ele respondeu: "Vocês não leram que, no princípio, o Criador 'os fez homem e mulher' e disse: 'Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne'? Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe".

Mateus 19:4-6   


Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a você mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.

Efésios 5:33


     

Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como convém a quem está no Senhor. Maridos, ame cada um a sua mulher e não a tratem com amargura.

Colossenses 3:18-19


     

Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.

Efésios 5:22-24


     

Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja,

Efésios 5:25-29


     

Do mesmo modo, mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, a fim de que, se ele não obedece à palavra, seja ganho sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês.

1 Pedro 3:1-2


     

Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.

1 Pedro 3:7  


Quanto aos assuntos sobre os quais vocês escreveram, é bom que o homem não toque em mulher, mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa e cada mulher o seu próprio marido. O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio.

1 Coríntios 7:1-5


     

Por exemplo, pela lei a mulher casada está ligada a seu marido enquanto ele estiver vivo; mas, se o marido morrer, ela estará livre da lei do casamento.

Romanos 7:2


     

Aos casados dou este mandamento, não eu, mas o Senhor: Que a esposa não se separe do seu marido. Mas, se o fizer, que permaneça sem se casar ou, então, reconcilie-se com o seu marido. E o marido não se divorcie da sua mulher.

1 Coríntios 7:10-11


     

Todavia, se o descrente separar-se, que se separe. Em tais casos, o irmão ou a irmã não fica debaixo de servidão; Deus nos chamou para vivermos em paz. Você, mulher, como sabe se salvará seu marido? Ou você, marido, como sabe se salvará sua mulher?

1 Coríntios 7:15-16   


Seja bendita a sua fonte!

Alegre-se com a esposa da sua juventude. Gazela amorosa, corça graciosa;

que os seios de sua esposa

sempre o fartem de prazer,

e sempre o embriaguem os carinhos dela.

Provérbios 5:18-19


     

Não foi o Senhor que os fez um só? Em corpo e em espírito eles lhe pertencem. E por que um só? Porque ele desejava uma des­cendência consagrada. Portanto, tenham cuida­do: Ninguém seja infiel à mulher da sua moci­dade.

Malaquias 2:15


     

"Se um homem tiver se casado recentemente, não será enviado à guerra, nem assumirá nenhum compromisso público. Durante um ano estará livre para ficar em casa e fazer feliz a mulher com quem se casou.

Deuteronômio 24:5  


Quem encontra uma esposa

encontra algo excelente;

recebeu uma bênção do Senhor.

Provérbios 18:22


     

Casas e riquezas herdam-se dos pais,

mas a esposa prudente vem do Senhor.

Provérbios 19:14


     

A mulher exemplar

é a coroa do seu marido,

mas a de comportamento vergonhoso

é como câncer em seus ossos.

Provérbios 12:4


     

Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Seu marido tem plena confiança nela

e nunca lhe falta coisa alguma.

Provérbios 31:10-11


     

É melhor ter companhia

do que estar sozinho,

porque maior é

a recompensa do trabalho

de duas pessoas. Se um cair,

o amigo pode ajudá-lo a levantar-se.

Mas pobre do homem que cai

e não tem quem o ajude a levantar-se! E, se dois dormirem juntos,

vão manter-se aquecidos.

Como, porém,

manter-se aquecido sozinho? Um homem sozinho pode ser vencido,

mas dois conseguem defender-se.

Um cordão de três dobras

não se rompe com facilidade.

Eclesiastes 4:9-12


     

Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!

1 Coríntios 10:12


     

O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.

Hebreus 13:4   


O que a Bíblia fala sobre marido e esposa  !!  


Marido e Mulher  !!

sexta-feira, 17 de junho de 2022

hipergamia !!

 A hipergamia é um termo usado em sociologia para o ato ou prática de uma pessoa de uma determinada condição social de se casar com outra de casta, classe social ou atributos superiores.[1][2] Já a palavra "hipogamia" refere-se a instâncias do inverso ocorrendo: casar-se com alguém de posição social inferior à sua. Ambos os termos foram cunhados na Índia, no século XIX, a partir da tradução dos vocábulos sânscritos, conceitos encontrados nos livros clássicos hinduístas.[3]


A palavra hipergamia se aplica, majoritariamente, a uma tendência intrínseca à natureza feminina na qual as mulheres procuram por pretendentes que possuam uma situação que passe mais segurança comparado a outros homens. Isso se materializa em uma atração por indivíduos com uma situação financeira comparativamente superior, maior idade e altura, um prestígio com relação a um determinado grupo a ela inserido, maior bagagem cultura, maior e melhor estatura corporal, melhor desempenho verbal e não verbal em relação a um conjunto de indivíduos do sexo oposto.[4] Esses comportamentos podem ser explicados dentro da psicologia evolutiva, em que os animais do sexo feminino ficam incapazes tempestivamente por conta da criação de sua prole em que é necessário um controle parental por um determinado tempo até que atinjam a independência, consequentemente será necessário uma vinculação buscando sempre a proteção. Isto garante a probabilidade do sucesso reprodutivo da espécie, tal fato explica o motivo das mulheres serem mais seletivas na hora da busca de um companheiro. A hipergamia feminina é por diversas vezes confundido a concupiscência, ganância.[5]   


Sociedade

Os parâmetros de atração de ambos os sexos se caracterizam de maneiras distintas quando se trata de escolher um indivíduo para relacionamento. Os homens tem a atração baseada na beleza física e na hipogamia, pois possuem dentro de si uma necessidade de proteger o sexo oposto e propagar os seus genes. Já as mulheres optam por homens com base majoritariamente na hipergamia e com a beleza física influenciando relativamente menos, já que possuem a necessidade de proteção de si e principalmente da prole. Os psicólogos evolucionistas afirmam que esta é uma diferença de sexo inerente decorrente da seleção sexual, com os homens impulsionados a procurar mulheres que darão à luz bebês saudáveis ​​e as mulheres impulsionadas a procurar homens que sejam capazes de fornecer os recursos e proteção necessários para a sobrevivência da família[6]. Essas características podem ser observadas quando homens competem e disputam entre si para obter mais dinheiro, poder e prestígio para ter uma maior quantidade e qualidade de relações com o sexo oposto de forma indireta, enquanto as mulheres se rivalizam com relação a beleza física tendo em vista o mesmo objetivo.[7] Outra forma de observar as consequências desses comportamentos é quando os homens trocam de parceira, quando mais velhos, por uma mais nova e atraente fisicamente. Enquanto as mulheres trocam por um parceiro que ganhe mais ou que tenha um maior prestígio comparado ao anterior. Essas diferenças pontuais de ambos os sexos muitas das vezes geram conflitos, com os homens alegando que as mulheres se relacionam por interesses financeiros e as mulheres alegando que os homens buscam apenas realizar seus desejos sexuais, tratando-as muitas das vezes como objeto. Essa diferença decorre em virtude do ser humano, que embora possua a racionalidade comparado aos animais, ainda assim possui elementos vistos nos mesmos que nos influenciam, por conta da evolução das espécies, na forma de buscar outro indivíduo para se relacionar e posteriormente procriar. [8]    


Pesquisa

Um estudo feito pela Universidade de Missouri em 2003 descobriu que as mulheres geralmente preferem os homens dominantes como companheiros. Pesquisas realizadas em todo o mundo apoiam fortemente a posição de que as mulheres preferem o casamento com parceiros que sejam culturalmente bem-sucedidos ou com alto potencial para se tornarem culturalmente bem-sucedidos[9]. O mais extenso desses estudos incluiu 10.000 pessoas em 37 culturas em seis continentes e cinco ilhas[10]. As mulheres optaram por "boas perspectivas financeiras" comparativamente mais que os homens em todas as culturas. Em 29 amostras, a "ambição e diligência" de um futuro companheiro foram mais importantes para as mulheres do que para os homens. Análises de pesquisas publicadas de 1965 a 1986 revelaram a diferença entre pessoas do mesmo sexo (Feingold, 1992)[11]. Em todos os estudos, 3 em cada 4 mulheres classificaram o status socioeconômico como mais importante em um possível parceiro de casamento do que o homem médio.As mulheres são mais seletivas na escolha de seus parceiros de casamento do que os homens[12]


Outro estudo empírico examinou as preferências de casais de assinantes de um serviço de namoro por computador em Israel que tinha uma proporção sexual altamente distorcida (646 homens para 1.000 mulheres)[13]. Apesar desta proporção sexual distorcida, eles descobriram que "Na educação e nível socioeconômico, as mulheres expressam em média uma maior seletividade hipergâmica; elas preferem parceiros que são superiores a elas nessas características[14]. Enquanto os homens expressam um desejo com base em atratividade física; eles desejam um parceiro que tenha uma classificação mais elevada na escala de atratividade física do que eles próprios[15]   


Referências

 Merriam-Webster: Hypergamy

 Dicionário Houaiss. hipergamia

 Shah, A. M. (6 de dezembro de 2012), The Structure of Indian Society: Then and Now, ISBN 978-1-136-19770-3, Routledge, pp. 37–

 Education and Hypergamy, and the “Success Gap”. Por Elaina Rose. Department of Economics. Seattle: University of Washington, outubro de 2005

 Gilles Saint-Paul (maio de 2008), Genes, Legitimacy and Hypergamy: Another Look at the Economics of Marriage (PDF), CEPR Discussion Paper No. DP6828, University of Toulouse I - GREMAQ-IDEI; Centre for Economic Policy Research (CEPR)

 Chow, Y. W.; Pietranico, R.; Mukerji, A. (27 de outubro de 1975). «Studies of oxygen binding energy to hemoglobin molecule». Biochemical and Biophysical Research Communications (4): 1424–1431. ISSN 0006-291X. PMID 6. doi:10.1016/0006-291x(75)90518-5. Consultado em 1 de agosto de 2021

 Anderson, T. R.; Slotkin, T. A. (15 de agosto de 1975). «Maturation of the adrenal medulla--IV. Effects of morphine». Biochemical Pharmacology (16): 1469–1474. ISSN 1873-2968. PMID 7. doi:10.1016/0006-2952(75)90020-9. Consultado em 1 de agosto de 2021

 Chow, Y. W.; Pietranico, R.; Mukerji, A. (27 de outubro de 1975). «Studies of oxygen binding energy to hemoglobin molecule». Biochemical and Biophysical Research Communications (4): 1424–1431. ISSN 0006-291X. PMID 6. doi:10.1016/0006-291x(75)90518-5. Consultado em 24 de julho de 2021

 Schmoldt, A.; Benthe, H. F.; Haberland, G. (1 de setembro de 1975). «Digitoxin metabolism by rat liver microsomes». Biochemical Pharmacology (17): 1639–1641. ISSN 1873-2968. PMID 10. Consultado em 24 de julho de 2021

 Schmoldt, A.; Benthe, H. F.; Haberland, G. (1 de setembro de 1975). «Digitoxin metabolism by rat liver microsomes». Biochemical Pharmacology (17): 1639–1641. ISSN 1873-2968. PMID 10. Consultado em 24 de julho de 2021

 Lefkowitz, R. J. (15 de setembro de 1975). «Identification of adenylate cyclase-coupled beta-adrenergic receptors with radiolabeled beta-adrenergic antagonists». Biochemical Pharmacology (18): 1651–1658. ISSN 0006-2952. PMID 11. doi:10.1016/0006-2952(75)90001-5. Consultado em 24 de julho de 2021

 Stein, J. M. (15 de setembro de 1975). «The effect of adrenaline and of alpha- and beta-adrenergic blocking agents on ATP concentration and on incorporation of 32Pi into ATP in rat fat cells». Biochemical Pharmacology (18): 1659–1662. ISSN 0006-2952. PMID 12. doi:10.1016/0006-2952(75)90002-7. Consultado em 24 de julho de 2021

 Järvisalo, J.; Saris, N. E. (15 de setembro de 1975). «Action of propranolol on mitochondrial functions--effects on energized ion fluxes in the presence of valinomycin». Biochemical Pharmacology (18): 1701–1705. ISSN 0006-2952. PMID 13. doi:10.1016/0006-2952(75)90009-x. Consultado em 24 de julho de 2021

 Bhagwat, V. M.; Ramachandran, B. V. (15 de setembro de 1975). «Malathion A and B esterases of mouse liver-I». Biochemical Pharmacology (18): 1713–1717. ISSN 0006-2952. PMID 14. doi:10.1016/0006-2952(75)90011-8. Consultado em 24 de julho de 2021

 Akamatsu, N.; Nakajima, H.; Ono, M.; Miura, Y. (15 de setembro de 1975). «Increase in acetyl CoA synthetase activity after phenobarbital treatment». Biochemical Pharmacology (18): 1725–1727. ISSN 0006-2952. PMID 15. doi:10.1016/0006-2952(75)90013-1. Consultado em 24 de julho de 2021

sexta-feira, 27 de maio de 2022

S .R. L.

 Na escola da vida, o melhor aluno não é aquele que tem consciência do quanto sabe, mas do quanto não sabe. Não é aquele que proclama a sua perfeição, mas o que reconhece suas limitações. Não é aquele que proclama a sua força, mas o que educa a sua sensibilidade. Você tem sido um bom aluno?  A deformidade do corpo não afeia uma bela alma, mas a formosura da alma reflete-se no corpo.!!   Ser livre não é libertar-se dos outros, mas de si mesmo!!!"   Não te é permitido levar mais do que tens, e até o que trouxeste para a vida ao nascer aqui deverá ser deixado."   


“Se você quer que seus filhos, sua esposa e as pessoas que você ama vivam para sempre, você é estúpido: porque você quer que o que não pode controlar esteja sob seu controle e que o que pertence aos outros pertença a você ”.   

Quando criança, sentia-me solitário e o sou ainda hoje, pois sei e devo dizer aos outros coisas que aparentemente não conhecem ou não querem conhecer. A solidão não significa a ausência de pessoas à nossa volta, mas sim o fato de não podermos comunicar-lhes as coisas que julgamos importantes, ou mostrar-lhes o valor de pensamentos que lhes parecem improváveis. 

Minha solidão começa com a experiência vivida em sonhos precoces e atinge seu ápice na época em que me confrontei com o inconsciente. Quando alguém sabe mais do que os outros, torna-se solitário. Mas a solidão não significa, necessariamente, oposição à comunidade; ninguém sente mais profundamente a comunidade do que o solitário, e esta só floresce quando cada um se lembra de sua própria natureza, sem identificar-se com os outros.!!

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Diógenes de Sinope !!

 Diógenes de Sinope (em grego antigo: Διογένης ὁ Σινωπεύς; Sinope, 404 ou 412 a.C.[1] – Corinto, c. 323 a.C.[2]), também conhecido como Diógenes, o Cínico, foi um filósofo da Grécia Antiga. Os detalhes de sua vida são conhecidos através de anedotas (chreia), especialmente as reunidas por Diógenes Laércio em sua obra Vidas e Opiniões de Filósofos Eminentes.


Diógenes de Sinope

Διογένης ὁ Σινωπεύς  


Diógenes, de John William Waterhouse

Nascimento

412 a.C.

Sinope, (colônia grega) (Ásia Menor)

Morte

323 a.C. (89 anos)

Corinto

Ocupação

Filósofo

Escola/tradição

Cinismo, Asceticismo

Principais interesses

Justiça, Autonomia, Política, Liberdade, Crítica à Pólis

Ideias notáveis

Tornou-se o arquétipo do filósofo cínico.

Diógenes de Sinope foi exilado de sua cidade natal e se mudou para Atenas, onde teria se tornado um discípulo de Antístenes, antigo pupilo de Sócrates. Tornou-se um mendigo que habitava as ruas de Atenas, fazendo da pobreza extrema uma virtude; diz-se que teria vivido num grande barril, no lugar de uma casa, e perambulava pelas ruas carregando uma lamparina, durante o dia, alegando estar procurando por um homem honesto. Posteriormente estabeleceu-se em Corinto, onde continuou a buscar o ideal cínico da autossuficiência: uma vida que fosse natural e não dependesse das luxúrias da civilização. Por acreditar que a virtude era melhor revelada na ação e não na teoria, sua vida consistiu duma campanha incansável para desbancar as instituições e valores sociais do que ele via como uma sociedade corrupta.


Biografia


Busto de Diógenes de Sinope.

Segundo a tradição, Diógenes vivia a perambular pelas ruas na mais completa miséria até que um dia foi aprisionado por piratas para, posteriormente, ser vendido como escravo. Um homem com boa educação chamado Xeníades o comprou. Logo ele pôde constatar a inteligência de seu novo escravo e lhe confiou tanto a gerência de seus bens quanto a educação de seus filhos.


Diógenes levou ao extremo os preceitos cínicos de seu mestre Antístenes. Foi o exemplo vivo que perpetuou a indiferença cínica perante os valores da sociedade da qual fazia parte. Desprezava a opinião pública e parece ter vivido em uma pipa ou barril. Reza a lenda que seus únicos bens eram um alforje, um bastão e uma tigela (que simbolizavam o desapego e autossuficiência perante o mundo), sendo ele conhecido também, talvez pejorativamente como kinos, o cão, pela forma como vivia.


A felicidade - entendida como autodomínio e liberdade - era a verdadeira realização de uma vida. Sua filosofia combatia o prazer, o desejo e a luxúria pois isto impedia a autossuficiência. A virtude - como em Aristóteles - deveria ser praticada e isto era mais importante que teorias sobre a virtude.


Diógenes é tido como um dos primeiros homens (antecedido por Sócrates com a sua célebre frase "Não sou nem ateniense nem grego, mas sim um cidadão do mundo.") a afirmar, "Sou uma criatura do mundo (cosmos), e não de um estado ou uma cidade (polis) particular", manifestando assim um cosmopolitismo relativamente raro em seu tempo.


Diógenes parece ter escrito tragédias ilustrativas da condição humana e também uma República que teria influenciado Zenão de Cítio, fundador do estoicismo. De fato, a influência cínica sobre o estoicismo é bastante saliente.


Provavelmente, Diógenes foi o mais folclórico dos filósofos. São inúmeras as histórias que se contavam sobre ele já na Antiguidade.


É famosa, por exemplo, a história de que ele saía em plena luz do dia com uma lamparina acesa procurando por homens verdadeiros (ou seja, homens autossuficientes e virtuosos).


Igualmente famosa é sua história com Alexandre, o Grande, que, ao encontrá-lo, ter-lhe-ia perguntado o que poderia fazer por ele. Acontece que devido à posição em que se encontrava, Alexandre fazia-lhe sombra. Diógenes, então, olhando para Alexandre, disse: "Não me tires o que não me podes dar!" (variante: "deixa-me ao meu sol"). Essa resposta impressionou vivamente Alexandre, que, na volta, ouvindo seus oficiais zombarem de Diógenes, disse: "Se eu não fosse Alexandre, queria ser Diógenes."


Outra história famosa é a de que, tendo sido repreendido por estar se masturbando em público, simplesmente exclamou: "Oh! Mas   que pena que não se possa viver apenas esfregando a barriga!".


Antigo busto romano de Diógenes. Galeria de Doria Pamphili, Roma.

Outra história ainda é a de que um dia Diógenes foi visto pedindo esmola a uma estátua. Quando lhe perguntaram o motivo de tal conduta ele respondeu "por dois motivos: primeiro é que ela é cega e não me vê, e segundo é que eu me acostumo a não receber algo de alguém e nem depender de alguém."


A temática do cão    Diógenes sentado em seu barril cercado por cães. Pintura de Jean-Léon Gérôme de 1860.

Muitas anedotas sobre Diógenes referem-se ao seu comportamento semelhante ao de um cão, e seu elogio às virtudes dos cães. Não é sabido se o filósofo se considerava insultado pelo epíteto "canino" e fez dele uma virtude, ou se ele assumiu sozinho a temática do cão para si. Os modernos termos "cínico" e "cinismo" derivam da palavra grega "kynikos", a forma adjetiva de "kynon", que significa "cão".[3] Diógenes acreditava que os humanos viviam artificialmente de maneira hipócrita e poderiam ter proveito ao estudar o cão. Este animal é capaz de realizar as suas funções corporais naturais em público sem constrangimento, comerá qualquer coisa, e não fará estardalhaço sobre em que lugar dormir. Os cães, como qualquer animal, vivem o presente sem ansiedade e não possuem as pretensões da filosofia abstrata. Somando-se ainda a estas virtudes, estes animais aprendem instintivamente quem é amigo e quem é inimigo. Diferentemente dos humanos, que enganam e são enganados uns pelos outros, os cães reagem com honestidade frente à verdade.


A associação de Diógenes com os cães foi rememorada pelos Coríntios, que erigiram em sua memória um pilar sobre o qual descansa um cão entalhado em mármore de Paros.      Talvez em parte por causa de seu comportamento escandaloso, que os escritos de Diógenes caíram no quase total esquecimento. Com efeito, a politeia (a República) escrita por Diógenes ataca numerosos valores do mundo grego, preconizando, entre outros, a antropofagia, a liberdade sexual total, a indiferença à sepultura, a igualdade entre homens e mulheres, a negação do sagrado, a supressão das armas e da moeda e o repúdio à arrecadação em prol da cidade e de suas leis. Por outro lado, Diógenes considerava o amor como sendo absurdo: e que não se deve apegar-se a outra pessoa.[carece de fontes]


Síndrome de Diógenes

Ver artigo principal: Acumulação compulsiva

O nome de Diógenes tem sido aplicado a um distúrbio comportamental caracterizado por autonegligência involuntária e acumulação de objetos.[4] O distúrbio afeta predominantemente os idosos e não tem relação com a rejeição hercúlea de Diógenes deliberada de conforto material.[5]


Referências

 Teria morrido em 323 a.C., com a idade de "quase 90 anos", segundo Diógenes Laércio (vi. 76), o que faz com que sua data de nascimento fosse por volta de 412 a.C.. Porém Censorino (De die natali, 15.2) afirma que teria morrido com 81 anos, e o Suda precisa a data de seu nascimento durante o período dos Trinta Tiranos, ou seja, 404 a.C..

 Supostamente no mesmo dia que Alexandre, o Grande: Diógenes Laércio, vi. 79, Plutarco, Morália, 717c.

 Liddell, H. G.; Scott, R.: A Greek-English Lexicon

 Hanon C, Pinquier C, Gaddour N, Saïd S, Mathis D, Pellerin J (2004), «[Diogenes syndrome: a transnosographic approach]», Encephale (em French), 30 (4): 315–22, PMID 15538307, doi:10.1016/S0013-7006(04)95443-7

 Navia, Diogenes the Cynic, pg 31     


"Até o bronze cede ao tempo e envelhece, mas tua glória, Diógenes, permanecerá intacta eternamente porque só tu ensinaste aos mortais a doutrina de que a vida basta-se a si mesma, e mostras-te o caminho mais fácil para viver”


– Diógenes de Laércio, A Vida dos Filósofos

domingo, 19 de dezembro de 2021

 http://convitealoucurasocrates.blogspot.com/2014/09/convite-loucura-n1-que-significa-ser_26.html?m=1

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Alquimia: conceito, origem e história

 A alquimia é uma prática de caráter místico que floresceu durante a Idade Média reunindo ciência, arte e magia.


Um de seus principais objetivos foi obter o elixir da vida, a fim de garantir a imortalidade e cura das doenças do corpo. Outra importante busca foi a criação da pedra filosofal, com o poder de transformar metais comuns em ouro.


Praticada por diversos povos antigos (árabes, gregos, egípcios, persas, babilônios, mesopotâmicos, chineses, etc.), a alquimia está associada à conhecimentos da Medicina, Metalurgia, Astrologia, Física e Química. Muitas das civilizações que a praticavam, criaram códigos e símbolos secretos alquímicos.


Os alquimistas contribuíram para o desenvolvimento de diversas técnicas, embora não explicassem como os fenômenos ocorriam. Até hoje ela possui um papel importante, sendo considerada fundamental para o desenvolvimento das ciências, sobretudo da Química.    Origem e História da Alquimia

A origem da Alquimia é incerta, embora alguns estudiosos acreditam que já era praticada em Alexandria, no Egito Antigo, por volta do século III a.C. e permaneceu como a principal ciência da Idade Média (séculos V ao XV). No entanto, a Alquimia chinesa pode ser uma das mais antigas, com vestígios dessa prática em 4500 a.C.


Na Idade Média, os estudos alquímicos avançaram por meio da observação da natureza, experimentos, procedimentos químicos, utilização de materiais, instrumentos e aparelhos. Esses fatores foram fundamentais para o desenvolvimento das ciências naturais modernas.


Os egípcios desenvolveram técnicas de manipulação de metais e embalsamento de corpos. Mais tarde, foi associada aos conhecimentos greco-romanos e árabes, até chegar na Europa. Sendo assim, a Alquimia foi precursora da Química e da Medicina.


No Egito, os principais alquimistas foram Hermes Trismegisto; na China destacou-se Fu Xi; e na Arábia Al Ghazali. Entre os alquimistas europeus mais destacados estão: Alberto Magno, Tritemo, Khunrath, Eliphas Levi.


Ao contrário do que é divulgado, a Alquimia era praticada por vários membros da Igreja Católica. Inclusive, o papa João XXII havia estudado Alquimia antes de sua ordenação sacerdotal e, em 1317, lançou um decreto papal condenando os falsos alquimistas, aqueles que enganavam a população prometendo riqueza fácil.     Por isso, a fim de se resguardar, a linguagem dos alquimistas se tornou cada vez mais indecifrável. Para garantir que as informações fossem bem utilizadas, criaram-se símbolos e termos que estariam acessíveis somente aos iniciados. Dessa maneira, a prática da Alquimia torna-se cada vez mais secreta.


Com a implantação do Tribunal do Santo Ofício (mais conhecido como Inquisição) em certas regiões da Alemanha, Suíça, França e Espanha, a Alquimia passa a ser confundida com práticas consideradas obscuras pela Igreja Católica.


Assim, observamos a perseguição e a condenação a vários sábios que apenas estavam investigando elementos químicos. Nessa altura, os alquimistas foram excomungados, presos e queimados na fogueira.


Alquimia e a Pedra Filosofal

A Alquimia ocidental permaneceu sempre obcecada em criar um metal nobre a partir de metais comuns.


A Pedra Filosofal (chamada de “Grande Obra” ou “Medicina Universal”) foi o principal objetivo dos alquimistas, principalmente no período da Idade Média.


Pedra filosofal


Eles previam, a partir de experimentos com os quatro elementos da natureza (terra, ar, água e fogo) e diversos metais, a descoberta de uma substância mística capaz de transformar qualquer elemento em ouro.    Para os alquimistas, todos os metais evoluíam até atingirem o estado de perfeição: o ouro. De tal modo, se considerarmos a Pedra Filosofal um conceito metafórico, ela estaria associada à busca espiritual de lapidação da alma humana.


O Elemento Químico Ouro (Au)

Alquimia e o Elixir da Imortalidade

A Alquimia chinesa concentrou seus esforços na cura e na salvação, desenvolvendo esses dois aspectos na busca pela imortalidade.


Baseado em princípios doutrinários, como o Taoismo, a ideia foi criar um elixir da imortalidade para alcançar a vida eterna e curar todos os males.   Elixir da imortalidade

No ocidente, o desenvolvimento de um elixir também começou a ser buscado, aparentemente de forma independente, mas com o mesmo objetivo.


: Taoismo

Principais Alquimistas

Os alquimistas são os cientistas que utilizaram os procedimentos de alquimia. São considerados grandes sábios, dos quais foram destaques na história:


Maria, a Judia (séc. II a.C): alquimista e filósofa grega

Nicolas Flamel (1340-1418): alquimista e escrivão francês

Caterina Sforza (1463-1509): alquimista italiana

Paracelso (1493-1541): alquimista, médico e astrólogo suíço alemão

Marie Meurdrac (1610-1680): alquimista e química francesa

Conde de St. Germain (1712-1784): alquimista, ourives e músico romeno

Alessandro Cagliostro (1743-1795): alquimista e maçom italiano

Fulcanelli (1839-1953): alquimista francês

Eugène Léon Canseliet (1899-1982): alquimista francês

: Método Científico

Importância da Alquimia

Alguns pesquisadores acreditam que a Alquimia não visava tão somente a transformação de substâncias químicas em outras, ou seja, seu objetivo ia muito além do caráter “proto-ciência”.


Nesse sentido, a Alquimia foi importante para a transmutação dos valores e crescimento espiritual em harmonia com a natureza.


Na China, as investigações dos alquimistas levaram ao domínio de muitas técnicas de Metalurgia e a descoberta da pólvora. O progresso no oriente e no ocidente foi notório, tanto no conhecimento quanto na utilização de substâncias minerais e vegetais.


Sendo assim, percebemos que a busca dos alquimistas estava concentrada em desvendar os mistérios associados à alma humana e sua existência no mundo. Com isso, demonstrou ser um importante passo para o desenvolvimento intelectual e uma etapa para a evolução humana.


 Filosofia da Ciência

Da Alquimia à Química

A necessidade de entender a relação entre o ser humano, a natureza e os fenômenos fez com que a Alquimia se tornasse uma prática importante no desenvolvimento do conhecimento e técnicas que seriam posteriormente utilizados na Química moderna.    Os alquimistas, com o intuito de encontrar a pedra filosofal e o elixir da vida, tiveram papel fundamental na criação de inúmeros aparelhos de laboratório, que foram gradualmente aperfeiçoados.


Nessa busca, foram desenvolvidos processos de produção de metais, sabões, e inúmeras substâncias químicas, como o ácido nítrico, ácido sulfúrico e hidróxido de potássio. Os alquimistas deixaram suas marcas com os experimentos realizados e as muitas descobertas abriram caminho para Química.


Entretanto, as ideias que sustentavam a Alquimia foram abandonadas por volta do século XVIII, época em que se considera o início da Química moderna.